Vacinação contra febre aftosa será suspensa em 6 estados e no Distrito Federal

Vacinação contra febre aftosa será suspensa em 6 estados e no Distrito Federal

02 de maio, 2022

A vacinação contra a Febre Fftosa será suspensa pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em seis estados e no Distrito Federal, a partir do mês de novembro deste ano. Essa medida faz parte de um projeto para tornar todo o país livre de febre aftosa sem vacinação até o ano de 2026.

Os estados onde a vacinação será suspensa são: Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e no Distrito Federal. A medida entrará em vigor após a última etapa da vacinação que será realizada em novembro.

“Esses estados vão terminar a vacinação em novembro, quando irão parar de vacinar, se preparando para mudar o status para livres de febre aftosa sem vacinação”, explicou o secretário, José Guilherme Leal.

Com esta medida aproximadamente 50% do rebanho total do Brasil deixará de ser vacinado, diminuindo custos e transtornos para os profissionais da cadeia do leite e carne, atendendo critérios do Plano Estratégico, alinhado com a OIE (Organização Internacional de Epizootias).

Os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e parte do Amazonas e Mato Grosso já possuem a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Segundo o Ministro da Agricultura, Marcos Monte, é uma conquista do Ministério, dos estados e dos produtores rurais.

Participação da Abraleite

A ABRALEITE (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) participa do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA) desde julho de 2019.

“A ABRALEITE, como integrante da Equipe Gestora Nacional do PNEFA, sempre atuou apoiando o MAPA na efetivação do Programa, participando do sucesso da erradicação da Febre Aftosa e desenvolvimento da pecuária nacional”, comentou o produtor, médico veterinário diretor técnico da ABRALEITE e titular da Associação no Programa, Wander Bastos.

 

Fonte: ABRALEITE – Associação Brasileira dos Produtores de Leite

Disponível em: https://www.abraleite.org.br/2022/05/02/vacinacao-contra-a-febre-aftosa-sera-suspensa-pelo-mapa-em-6-estados-e-no-distrito-federal/

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top