Via Tecnológica do Leite 2023 trouxe inovações para a agricultura familiar

Via Tecnológica do Leite 2023 trouxe inovações para a agricultura familiar

03 de julho, 2023

A Via Tecnológica do Leite comemorou sua 9ª edição entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em Francisco Beltrão (PR). Realizado no Centro de Eventos do Parque de Exposições, o evento contou com as últimas novidades em tecnologia e nutrição para a produção de leite, ranqueamento nacional de gado holandês, lançamento da Inova Queijo, além de eventos de gastronomia e shows.

Para o Secretário Municipal de Agricultura de Francisco Beltrão-PR, Claudimar de Carli, a feira foi um grande destaque para os produtores rurais do Paraná. “É muito gratificante, eu só tenho a agradecer. Na quinta feira tivemos grandes palestras voltada a nutrição, tivemos aqui especialistas e um bom público. Beltrão hoje representa a segunda cadeia mais produtiva na geração de valores do agro que é o leite, só perdendo para a avicultura, então a gente tem que tratar essa cadeia com carinho. Ela é importantíssima para o município como é para o sudoeste e Paraná. Essa é a dedicação, o prefeito Cleber Fontana nunca mediu esforços para investir na feira, porque ele acredita que a gente precisa incentivar a cadeia do leite”, comenta o Secretário.

Segundo o Superintendente Técnico e Administrativo da APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), Dr. Altair Valloto, a edição deste ano se superou através dos números de produção leiteira. “Aqui se produz, praticamente no ano, 1 bilhão e 200 milhões de litro de leite, com um número considerável de criadores. Hoje está se realizando o Circuito Nacional da Raça Holandesa na exposição, e isso para nós é muito importante porque, além das exposições que fazem parte dos campo gerais, hoje então no sudoeste e oeste nós temos aqui uma exposição que faz parte do circuito nacional da raça holandesa”, afirma Valloto.

O Presidente da ABCBRH (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), Armando Rabbers, ressalta a importância da presença do público junto com os expositores. “A gente pode estar conversando com os produtores e com as empresas. Fazer essa confraternização, questionamentos e falar sobre a raça. Então é muito importante estarmos aqui”, diz Rabbers.

De acordo com o jurado oficial do julgamento em pista, Claudio Aragon, a evolução da genética está muito presente nos animais da região. “Conforme foi passando as categorias, todas elas de bastante profundidade e de qualidade. Sinceramente, são animais que poderiam estar disputando em muitas pistas do Brasil a fora”, conta o jurado.

 

Confira a seguir o resultado do julgamento:

CAMPEONATO FÊMEA JOVEM

Campeã

Garzella 471 Brisa Delta Lambda

Expositor: Gelson Garzella

 

Reservada Campeã

MCJJ Lena ESPN 340

Expositor: Savio E.G.de Mello e Mariana R.F.

 

Menção Honrosa

Ana Julia Outlast Dinah 176

Expositor: Juliano Lair Petry

 

GRANDE CAMPEONATO

Campeã

Cassiano SID 372

Expositor: Antonio e Carlos Cassiano

 

Reservada Campeã

Cassiano Door Man 404

Expositor: Antonio e Carlos Cassiano

 

Menção Honrosa

MCJJ Jennilee Cruashabull 269 TE

Expositor: Savio E.G.de Mello e Mariana R.F.

CLIQUE AQUI e confira os resultados completos por Categoria.

Assista nossa reportagem na íntegra:

Via Tecnológica do Leite 2023 foi um sucesso

 

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top