Jeferson Luiz Piccoli


Especialista em Sistemas de Ordenha

jefersonordenhadeiras@hotmail.com

PUBLICAÇÕES

Carrossel: o sistema de ordenha mais eficiente da atualidade

16 de junho, 2021

Antes do caos que foi instalado no mundo com a pandemia, fiz uma viagem aos Estados Unidos - com um grupo de produtores brasileiros - para visitar fazendas de leite na Califórnia. O giro em terras yankees foi excelente. Tivemos a oportunidade de conhecer fazendas expetaculares e aumentar nossos conhecimentos sobre sistemas de ordenhas.

Após visitarmos várias propriedades, pudemos observar que, lá, o que vale sempre é a eficiência na ordenha, tendo rendimento e baixo custo de manutenção.

Este sistema acima é de inha baixa, o qual já falamos anteriormenteMas, a grande maioria das propriedades visitadas utiliza o sistema carrossel.

Sistema Carrossel

O carrossel é o sistema mais eficiente da atualidade, pois proporciona maior velocidade de ordenha com redução da mão-de-obra utilizada. Ele é ideal para fazendas que tem expectativa de crescimento na quantidade de animais do rebanho, visando suprir as necessidades atuais e futuras.

A quantidade de pontos de ordenha varia de acordo com a estimativa da quantidade de vacas a serem ordenhadas e o tempo que se deseja levar para concluir o processo; obviamente que quanto mais animais e quanto menor o tempo desejado de ordenha, mais pontos são necessários.

Importante destacar que a rotina de trabalho é otimizada - com este sistema - garantindo um fluxo automático, pois os animais entram e saem do carrossel sem a necessidade de auxílio de uma pessoa. Deste modo, o operador executa as tarefas essenciais de ordenha sem maiores distrações, o que proporciona uma redução significativa da mão-de-obra envolvida no processo.

Investimentos vs eficiência produtiva

Para se aumentar os níveis de eficiência produtiva de uma propriedade leiteira, se faz necessário investir em recursos tecnológicos, de modo a que se consiga suprir as demandas da fazenda no menor tempo possível e se realizar os processos de forma harmoniosa e eficiente.

As decisões relativas à escolha da tecnologia a ser utilizada geram um impacto significativo na capacidade de se atingir as metas traçadas; é preciso se considerar o tamanho atual do rebanho e os planos de expansão. Neste contexto, o investimento em soluções eficientes e modernas para a sala de ordenha é muito importante, pois ela é o centro de uma fazenda de leite.

O carrossel se encaixa perfeitamente nos planos de quem busca gestão e otimização dos processos de ordenha. Neste sistema, as vacas são ordenhadas ao mesmo tempo que a máquina gira suavemente, otimizando os movimentos do ordenhador, que não precisa se locomover para executar seu trabalho.

Desta forma, o carrossel é capaz de suprir necessidades futuras (expansão), pois o fluxo dos animais torna-se contínuo, o que colabora para o aumento da produtividade, levando em consideração a capacidade de ordenha (vacas/hora). Além disto, com este sistema, as vacas novas aprendem com facilidade a rotina de ordenha, a partir do momento que passam a seguir as demais vacas que já estão familiarizadas com o processo e rapidamente se posicionam frente à plataforma de ordenha.

A rotina passa a ser facilitada após a instalação de um sistema de ordenha Carrossel. As vacas acostumam-se facilmente com a máquina, pois são atraídas - inicialmente - pelo cocho de alimentação instalado na frente da plataforma individual. O giro é suave e faz com que os animais permaneçam confortáveis durante a ordenha, mesmo com a plataforma em movimento. Quando o giro do carrossel é finalizado, a máquina detecta o final do fluxo de leite, retira automaticamente o conjunto de ordenha e libera o animal para saída. E, mais importante, o número de pessoas envolvidas com o trabalho de ordenha é menor em relação aos demais sistemas de ordenha.

Dica do Jefão

Precisamos expandir nosso sistema de ordenha e não limitar sua funcionalidade. Já se torna viável um sistema carrossel para um plantel acima de 100 vacas, pois podemos sempre aumentar nossa produdividade e não limitarmos. Sistema de saída rápida também é um grande auxilio ao produtor de leite pois tem um custo reduzido com uma produtividade maior.

Sugestões de assuntos e dúvidas, questões e mesmo criticas serão muito bem vindas. Um abraço do Jefão!

Proluv
Top