Jeferson Luiz Piccoli


Especialista em Sistemas de Ordenha

jefersonordenhadeiras@hotmail.com

PUBLICAÇÕES

Ordenhadeira Canalizada Linha Baixa

28 de maio, 2019

Dando continuidade aos sistemas de ordenha do tipo "Canalizada", hoje vamos apresentar o “Sistema de Ordenha Linha Baixa”. Por conceito, este é um sistema onde a linha de ordenha fica abaixo do úbere da vaca, com o leite descendo por gravidade, o que permite que o nível de vácuo seja mais baixo.

Muito recomendado, é sem dúvidas o mais eficiente sistema de ordenha, pois demana de menores níveis de vácuo para o seu funcionamento. Trabalha com nível de vácuo de 42 kpa tratando, assim fazenda a extração do leite de forma mais suave e também com menor nível de vácuo na ponta do teto da vaca, proporcionando mais conforto e bem estar aos animais.

 

A Ordenhadeira Canalizada Linha Baixa é muito recomendada em salas de ordenha com rotinas curtas de trabalho, pois facilita o trabalho dos ordenhadores, além de propiciar uma ordenha rápida e eficiente.

Assim como na ordenha canalizada de linha média, este sistema necessita dos seguintes componentes para seu perfeito funcionamento:

  • Unidade de vácuo;
  • Unidade de Ordenha;
  • Sistema de linha de leite;
  • Unidade final; Exija produtos fabricados em aço inox 304, polido principalmente internamente;
  • Sistema de Limpeza;
  • Contenções.

Os sistemas de linha baixa são os mais adequados, pois cada vaca terá um conjunto de ordenha disponível quando entrar na sala de ordenha, evitando que algumas vacas sejam estimuladas sem que haja um conjunto disponível. No entanto, este sistema tem um custo mais elevado.

No caso de linha alta, ocorrem quedas de vácuo no copo coletor com predisposição à ruptura dos glóbulos de gordura do leite, enquanto em linha baixa isso não é comum.

 

Dica do Jefão:

É na sala de ordenha que colhemos o fruto da atividade leiteira! Equipamento regulado e dentro das normas garante a eficiência e também geração de lucros.

Apartir do próximo ano, faremos um especial sobre os sistema de ordenha nos EUA, aproveitando assim nossa viagem para conhecer as fazendas leiterias americanas.

Sugestões de assuntos e dúvidas, questões e mesmo criticas serão muito bem vindas. Um abraço Jefão!

 

Proluv
Top