Jeferson Luiz Piccoli


Especialista em Sistemas de Ordenha

jefersonordenhadeiras@hotmail.com

PUBLICAÇÕES

Ordenhadeira Canalizada - Linha Média Central

11 de março, 2019

Hoje, começaremos a falar sobre ordenhas CANALIZADAS. 

Como o próprio nome já diz, este é um sistema de ordenha em que o leite é sugado por meio das teteiras e tem seu fluxo direcionado diretamente para o resfriador de leite, conhecido também como tanque de expansão. As canalizadas revolucionaram a pecuária leiteira principalmente no que corresponde à qualidade do leite entregue pelo produtor!

De início vamos falar sobre o sistema de ordenha canalizada conhecida como "Ordenha Canalizada Linha Média Central". Este sistema é muito utilizado em salas de ordenha com rotinas "curtas" de trabalho, com níveis médios de exigências de kpa (vácuo), tendo uma ótima relação custo-benefício por sua versatilidade na instalação e operação.

Praticamente todas as empresas que comercializam ordenhadeiras trabalham com este sistema por ser muito usual nas pequenas e médias fazendas leiteiras que evoluem da ordenha com Balde ao Pé

Sistema "Ordenha Canalizada Linha Média Central"

O sistema de ordenha canalizada linha média pode ser configurado de acordo com a quantidade de animais, características do rebanho, aspectos da sala de ordenha e demais elementos relevantes para a produção. Além disto, diferenças de tecnologias - dentre os diversos fabricantres - podem existir, principalmente no quesito qualidade e durabilidade dos componentes. 

A ordenha canalizada com linha média facilita muito o trabalho dos ordenhadores, bem como facilita o manejo dos animais na sala de ordenha. O sistema é prático, com linhas de leite em inox (que auxilia muito na qualidade do leite) e com unidade final com sistema automático de transferência de leite para o resfriador. O leite sai direto do úbere da vaca para o resfriador! 

Geralmente ao implantar este sistema de ordenha, o produtor pode utilizar sua instalação já existente - fazendo algumas adaptacões - ou projetar e construir uma estrutura nova de acordo com a especificação do fabricante dos equipamentos.

Um dos pontos mais importantes para se ter o resultado esperado com a utilização desse sistema de ordenha é manter o equipamento revisado e principalmente, manter uma eficiente limpeza e higienização do sistema.

Unidade de vácuo

Unidade de ordenha

Sistema de linhade leite

Unidade final

Sistema de limpeza

Contenções

É importante, também, sempre ficar atento em relação aos dimensionamentos desse sistema! Atentar em relação ao número de unidades de extração de leite, vazão da bomba, tubulação de vácuo, tubulação de leite, tubulação de limpeza e pulsadores. Abaixo uma tabela de dimensionamento recomendado (fonte: CBQL):

 

Dica do Jefão:

Procure um técnico habilitado para fazer a montagem e manutenção de seu equipamento de ordenha, não acredite somente em palavras, procure fatos e ações. Informe-se sobre qual profissional você estará entregando o local onde você colhe os frutos da sua atividade leiteira.

Lembre-se: “O MELHOR EQUIPAMENTO É AQUELE QUE TEM ASSISTÊNCIA TÉCNICA PRÓXIMA”!

Sugestões, dúvidas, questões e mesmo criticas serão muito bem vindas. Um abraço do Jefão!

Proluv
Top