Minas Gerais mantém liderança na produção de leite no Brasil

Minas Gerais mantém liderança na produção de leite no Brasil

01 de setembro, 2021

A produção de leite no país cresceu em 2020. O aumento do consumo de lácteos ao longo do ano refletiu-se em rentabili­dade e estimulou os produtores. O volume de leite adquirido pelos laticínios inspecionados atingiu recorde histórico de 25,525 bilhões de litros, alta de 2,1% em relação a 2019, segundo os dados da Pesquisa Trimestral do Leite/IBGE.

Na análise segmentada, a produção recuou so­mente no início da pandemia, com ligeira queda de 0,1% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Além da menor rentabili­dade dos produtores naquele período, houve seca no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, afetando a produção.

 

Nos demais trimestres de 2020, a produção se­guiu crescendo, com expansão mais acentuada no primeiro (+3,9%) e no terceiro trimestre (+3,3%). Já no quarto trimestre essa expansão foi menor (+1,1%), afetada por cenário de forte elevação de custos de produção, principalmente referente à ali­mentação concentrada e, novamente, por proble­mas climáticos de seca na região Sul.

 

Na produção por região, o Sudeste liderou esta estatística, com praticamente 10 bilhões de litros adquiridos pelos laticínios, seguido de perto pela região Sul, com 9,682 bilhões de litros. Juntas, es­tas duas regiões representaram 77,1% do leite ins­pecionado no Brasil em 2020 (figura 1). O restante da produção ficou distribuído entre o Centro-O­este, com 3,116 bilhões de litros (12,2% de parti­cipação na produção nacional), o Nordeste, com 1,714 bilhão de litros (6,7% de participação), e a região Norte, com pouco mais de 1 bilhão de litros produzidos (4% de participação).

Na comparação anual, mesmo com os pro­blemas climáticos enfrentados ao longo do ano, a região Sul registrou o maior aumento absoluto de produção, de 358 milhões de litros, seguido do Nordeste (+160 milhões de litros) e o Sudes­te (+152 milhões de litros). Já o Centro-Oeste e o Norte registraram reduções na produção, sendo de 151 milhões de litros e de 9 milhões de litros, res­pectivamente.

 

Entre os estados brasileiros, Minas Gerais con­tinua líder absoluto, com 6,509 bilhões de litros de leite, sendo responsável por mais de um quarto da produção nacional e pela maior elevação absoluta na produção no período, com incremento de 224 milhões de litros em relação a 2019.

 

Em seguida, estão os três estados da região Sul, com Paraná produzindo 3,480 bilhões de litros (13,6% de participação), Rio Grande do Sul, com 3,317 bilhões de litros (13,0% de participação), e Santa Catarina, com 2,884 bilhões de litros (11,3% de participação). Fecharam o top 10, os estados de São Paulo, Goiás, Rondônia, Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso (tabela 1). Juntos, esses dez estados responderam por 92,5% da produção adquirida pelos laticínios inspecionados no Brasil em 2020.

 

Fonte: Embrapa / Anuário Leite 2021

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top