Jeferson Luiz Piccoli


Especialista em Sistemas de Ordenha

jefersonordenhadeiras@hotmail.com

PUBLICAÇÕES

Qual devo escolher: Transferidor ou Canalizada?

13 de janeiro, 2022

Olá amigos, aqui estamos novamente iniciando 2022, que seja um ano fantástico para você e todos que te rodeiam!

Neste ano, teremos muitas novidades, com mais interatividade. Sempre fazendo o que gostamos e para quem gostamos: você que nos brinda com sua leitura e presença.

Bom, e como todos sabem, este nosso canal de troca de informações sempre está aberto a sugestões. Esta sugestão/pergunta vem de um amigo do Nordeste, que pediu para que não fosse divulgado seu nome (é claro que a gente respeita), e a pergunta é: “Qual modelo devo escolher: Canalizada ou transferidor? ”

Vamos lá, primeiramente precisamos explicar o que é um transferidor de leite. Existem dois modelos de transferidor de leite. O transferidor fixo (bomba de transferência e transferidor móvel); a bomba de transferência é um modelo normalmente deixado fixo em um local onde o produtor leva o tarro (latão, bule) de leite até ela, ela suga o leite e joga até dentro do resfriador para que resfrie o leite o mais rápido possível.

Temos, também, o transferidor de leite móvel, a sua função é a mesma que a bomba de transferência, porém o transferidor móvel recebe o leite diretamente dos conjuntos de teteira, que estão conectados ao animal e assim que recebe este leite o joga diretamente ao resfriador, abaixo alguns modelos de transferidor móvel.

Principais vantagens do transferidor:

  • Redução de custos;
  • Fácil instalação;
  • Transfere automaticamente o leite;
  • Não necessita tubulações de inox;
  • Leite canalizado.

Desvantagens do sistema de transferidor:

  • Maior linha de mangueira para transferência;
  • Dificuldade de limpeza;
  • Maior manutenção;
  • Maior desconforto ao ordenhador;
  • Maior demanda de vácuo;
  • Dificuldade em manter a qualidade de leite;
  • Mais oscilação de vácuo.

Mas e aí, qual é o melhor sistema, transferidor ou canalizada?

A respeito do sistema de ordenha canalizada já abordamos este tema anteriormente, relembre:

https://canaldoleite.com/colunas/jeferson-luiz-piccoli/ordenhadeira-canalizada-linha-media-central/

https://canaldoleite.com/colunas/jeferson-luiz-piccoli/ordenhadeira-canalizada-linha-baixa/

Bem, na minha opinião, o melhor sistema é o canalizado, em especial o sistema de linha baixa, devido sua fácil manutenção e garantia de qualidade de leite (desde que sejam feitas as limpezas corretas).

E qual a sua opinião? Qual sistema é melhor?

Dica do Jefão:

Respeite sempre seus animais na escolha do equipamento, trabalhe com níveis de vácuo corretos, não tente acelerar a ordenha, lembre-se a vaca é um ser vivo e tem que seguir o mais próximo possível da ordenha natural.

Neste ano de 2022, está surgindo a “Mentoria Pecuária”. Neste novo espaço, você terá acesso aos melhores profissionais do setor leiteiro, nas áreas de nutrição, reprodução, equipamentos e instalações, gestão, mercado do leite, entre outros profissionais. Fique atento, haverá lives semanais bem como um local onde você poderá trocar informações e aprimorar seus conhecimentos.

Sugestões de assuntos e dúvidas, questões e mesmo críticas serão muito bem-vindas. 

Um abraço Jefão!

Proluv
Top