Nestlé e Fonterra firmam acordo para vender sua joint venture DPA no Brasil

Nestlé e Fonterra firmam acordo para vender sua joint venture DPA no Brasil

13 de dezembro, 2022

A Nestlé e a Fonterra acabam de assinar um acordo para vender a Dairy Partners Americas (DPA), sua joint venture no Brasil, à empresa francesa de laticínios Lactalis. Os termos do acordo serão submetidos ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a expectativa é de que o negócio seja concluído em meados de 2023. 

O contrato entre as empresas prevê que a Lactalis do Brasil assuma os negócios da DPA Brasil, bem como os direitos de propriedade intelectual relacionados ao uso das marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle no país. Além disso, haverá uma licença de longo prazo para o uso das marcas Nestlé, Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados. Com a transação, a Lactalis absorverá toda a operação da DPA, incluindo fábricas e centros de distribuição, com seus funcionários, também os colaboradores da sede e o time de vendas.

Sobre a DPA 

A Fonterra e a Nestlé criaram a DPA em 2003, para fabricar e comercializar produtos lácteos em toda a América Latina. Em 2014, a joint venture redirecionou suas atividades para o Brasil e para a produção de lácteos refrigerados. A participação da Fonterra é de 51% e a da Nestlé, 49%. A DPA opera duas fábricas, em Araras (SP) e Garanhuns (PE), e emprega 1.300 pessoas. Nestlé, Chamyto, Ninho, Chandelle, Chambinho, Neston e Molico são as suas marcas mais conhecidas no Brasil. 

Sobre a Lactalis 

Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. Em 2022, o Grupo Lactalis foi líder no mercado leiteiro, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 colaboradores. A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 2013, com a aquisição da indústria de queijos dos Balkis. Ampliou suas operações em 2015, com a incorporação de ativos e marcas selecionadas da LBR e Elebat, tais como: Elegê, Parmalat e Batavo.

Em 2019, a Lactalis adquiriu a Itambé e, em 2021, a Confepar. A unidade do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos de grande degustação e alta qualidade sob uma seleção de marcas muito apreciadas, incluindo Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é a líder em coleta de leite no país. Em constante expansão, a empresa mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ). Com esta fusão, terá mais de 10.900 funcionários no Brasil. 

Sobre a Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil. Atualmente, a empresa emprega mais de 30 mil pessoas no país e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo; além de 3 centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Sobre a Fonterra 

Fonterra é uma cooperativa leiteira da Nova Zelândia, com capital aberto, de propriedade de cerca de 9.000 produtores neozelandeses. A empresa é responsável por aproximadamente 30% das exportações mundiais de lácteos e tem uma receita superior a US$ 14,2 bilhões, tornando-se a maior empresa da Nova Zelândia. É a sexta maior empresa de laticínios do mundo em 2022, bem como a maior do Hemisfério Sul.

A Fonterra foi fundada em outubro de 2001, após a fusão das duas maiores cooperativas de laticínios do país, New Zealand Dairy Group e Kiwi Cooperative Dairies, com o New Zealand Dairy Board. O nome Fonterra vem do latim fons de terra, que significa "nascer da terra".

 

Fonte: Nestlé

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top